terça-feira, 23 de junho de 2009

Sempre vale a pena, Seu Lula

Fiquei indignado com a declaração do nosso presidente, hoje no Globo.com: “Não vamos fazer da crise no Senado uma causa nacional. Temos coisas mais importantes para discutir no Brasil. O povo já viu muitos escândalos ao longo da história. O que mais temos são escândalos divulgados em verso e prosa, que depois não dão em absolutamente nada”.

Sabe por que não dão em nada? Porque o brasileiro se deixou iludir que é tudo muito complicado de se resolver. A fome, a educação, a lei...

A cura pra isso se chama determinação. Não importa quantas pilhas de roupas forem, ter a disposição de arregaçar as mangas e começar a lavar uma a uma até o fim. Não dá pra supor que é impossível resolver um problema e viver prejudicado por ele durante séculos.

Essa postura "deixa pra lá" do brasileiro, em pouco tempo vira ignorância e quando a gente vê, perdeu o controle e o que é pior, o valor das coisas. Esmiuçando o problema:
1- Por que esse assunto não seria muito importante pro povo? - Se nao fosse roubo, seria um erro crasso de administração do país onde eu vivo, para o qual eu pago MUITO imposto.
2- Por que é considerado tão trabalhoso fazer este tipo de investigação? Por que a gente tem certeza de que muita gente até querida vai ser denunciada? Por que é difícil desviar de poderosos? - Não deveria ser o bastante pra nos deter. Com paciência e estratégia, a gente consegue se livrar de todos estes perrengues.

O que é inadmissível é a opção pela ignorância.

Vc, meu amigo que RALA e entrega para seu chefe um relatório periódico do quanto produziu no mês, se vê falando pros acionistas da empresa: "Olha, esse mês eu nem fiz o relatório porque dá trabalho. Os dados nunca batem, tem sempre um buraco... Pra que perder meu tempo?"

Ou então digamos que vc tem um subordinado que rouba, sacaneia e a empresa toda descobre - com provas. Vc se ve dizendo: "Eu não sabia que ele tava roubando! Mas coitado, ta sendo massacrado pela opinião publica! E deve continuar empregado."?

Galera, tenho NOVAS: nas empresas onde trabalhei, se ele não sabia é incompetente e se deixou, conivente.

Nessas empresas, seu Lula, vale a pena sim descobrir o que aconteceu. Porque assim, todo mundo vigia a pataquada e não se sente subestimado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário