segunda-feira, 1 de junho de 2009

Planejamento de Produto, Marketing e Comunicação

Se vc trabalha com comunicação como eu, sabe que nosso mundo gira ao redor de 3 pilares: o produto, a estatégia de mkt e sua comunicação. OK, Kotler, estou ULTRA simplificando, mas é necessário...

O fato é que mesmo sendo um profissional de mkt, as vezes a gente esquece que tb pode ser visto como um produto no mercado (com concorrência, público consumidor, upgrades, nichos...) e abandona um dos pilares.

Com isso, meus amigos, suas ações DESABAM no mercado. Sua taxa de vendas cai lááááá no pé, mesmo quando vc achava q o produto era da melhor qualidade. Tão procurado por taaaaaanto tempo e hj ninguém quer nem em saldão.

Pensando nisso, comecei a refazer o Planejamento do meu próprio produto e fiquei pensando no quanto os procedimentos são óbvios, mas passam batido. Exemplos:

Vc, meu amigo: tem pensado em qual é a consumidora do seu produto? Vc vai lá, estuda, se aplica, investe na melhor tecnologia e aparece em casa com uma mulher mais antiquada que uma Brasília 66? Não se atualiza, não te acompanha, não contribui?
SUGESTÃO DE MKT: Com um posicionamento diferente seu produto há chegar a Classe AB e o mercado de luxo, para o qual ele se preparou. Não se contente com menos. De que me valem 2.500 brazucas se quero mesmo uma Ferrari...

Vc, minha amiga: ta aí comprando enxoval, juntando dinheiro, pensando no castelo da Cinderela e seu príncipe não se digna nem a visitar porque tá com sono?
SUGESTÃO DE MKT e COMUNICAÇÃO: Começa agora uma campanha com oferta do produto exclusiva para consumidores sarados e ligados! Ou o seu consumidor vai acelerar a compra ou vc vai encontra melhores compradores. De repente uns que até pagam a vista!

Vejo também muita gente na inércia. Sabe quando a pessoa pensa no relacionamento atual com saudade? Dizendo "mas a gente tá junto há tanto tempo..."
SUGESTÃO DE MKT: O problema é estrutural. O vídeo cassete acredita até hoje que o DVD era muito caro pra substituí-lo. A pergunta é: o produto ainda atende o consumidor(a) da melhor forma? Evolui com as necessidades dele(a)? Senão, esqueça campanha publicitária pois nem reza vai resolver. Basta uma fofoca que o preço baixou pra seu(a) consumidor (a) te trocar correndo pelo DVD. Com vc a pessoa precisa rebobinar, tirar pó e vc bate o pé quem tem que ser assim? O DVD tb passa filme mas trabalha com mais serviços, mais agilidade. Vc pode ganhar? Duas dicas: se o produto não agrega mais, troque! E pense se o seu caso não é meio "Lada" ou "Peugeot": a compra nem sai tão cara, mas a manutenção é um roubo constante.

Por esse e outros cases, caros leitores, estou revendo minhas metas, estrategias de mkt e comunicação. Planejamento é essencial pra se dar bem no mercado, independente do seu objetivo. Vai por mim.

Um comentário:

  1. Irmãozinho, vc tá cada dia melhor, só isso que posso dizer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijossssss

    ResponderExcluir