terça-feira, 4 de agosto de 2009

Hit Parede no. 8 - Signature, Joe



Na semana passada, ao ver os 10 álbuns mais vendidos na Billboard, conheci "Signature", o novo do Joe. Fiquei curioso, pois o cara é um vocalista de primeira que está há alguns anos sem colocar um álbum no Top 10.

"Signature" é muito bom e chama a atenção em dois pontos:
1) Joe é também um grande produtor. A instrumentação e o clima do CD são muito bem cuidados, fazendo um Soul de qualidade com um som espetacular, sem parecer obsoleto. E olha que a influência de Marvin Gaye é muito clara, até pela bela regravação de "Come Get to This".

2) O ponto negativo: a necessidade em "soar atual" pode ter custado a qualidade nas letras no álbum. Em algumas é perceptível a influência do R.Kelly, no estilo "quero te pegar no colo, te deitar no solo e te fazer mulher". Óbvio demais. Os arranjos são muito mais cool do que as letras. O Maxwell, por exemplo é muito sutil sobre os mesmos temas.

Dito isto, o cara merece o crédito de fazer um álbum bom de ouvir do começo ao fim - Raridade em tempos de download e economia das gravadoras. "Sex Girl" e "Miss My Baby"tem um groove incrível e são "hits" o suficiente para ficarem na cabeça. Nas muitas baladas, a instrumentação ganha destaque com influência dos anos 70, com metais, flauta e guitarra do Soul tradicional. "Wanna Be Your Lover", "Very Special Friend"e "Worst Case Scenario" são ótimos exemplos disso.

Não entendo porque o primeiro single é "Majic", a única balada que parece sobra de um CD do R. Kelly, mas enfim... "Signature" é Soul dos bons e foi ajudado pelo lançamento simultaneo ao novo do Maxwell (Black Summer's night) - que trouxe a old school do soul de volta as rádios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário